Saber o momento certo para avaliação das características reprodutivas das espécies de peixes nativa permite uma melhor seleção dos reprodutores e consequentemente um maior sucesso na produção de alevinos.
Umas das primeiras etapas durante o processo de reprodução de peixes nativos é realizar a seleção dos reprodutores nos tanques. A seleção deve ser realizada constantemente durante o período reprodutivo, pois nem todos os peixes atingem o grau de maturação ideal em simultâneo.
Principais características reprodutivas
Então, quais são as principais características que devemos observar ao selecionar os reprodutores? As fêmeas devem ser selecionadas quando apresentarem o estágio de maturação final dos ovócitos, entretanto por ser uma característica interna, devemos observar características externas, para identificar o momento ideal.
Características para seleção das fêmeas
Como características externas desejáveis em uma fêmea temos o abaulamento da cavidade celomática, abdômen macio ao toque, e papila genital hiperêmica, conforme figura abaixo.
Para avaliar a qualidade dos ovócitos internamente, uma das alternativas é realizar a canulação. Durante esse procedimento, uma sonda é inserida na papila genital e uma amostra dos ovócitos é aspirada com o auxílio de uma seringa.
Para avaliar os ovócitos deve-se observar se eles apresentam uniformidade, coloração condizente com a espécie e se existe presença de aglutinação entre os ovócitos.
Características para seleção do machos
Diferentemente das fêmeas, os machos apresentam uma maior facilidade para serem selecionados, machos aptos à reprodução liberam sêmen quando tem sua cavidade celomática massageada.
Dessa forma, uma boa seleção permite a obtenção de gametas de maior qualidade, e consequentemente a probabilidade de maiores taxas de fertilização.
Autora: Naiara Cristina Motta
Fazer um Comentário